Lives de espaços científico-culturais transmitidas pelas redes sociais do portal São Paulo para crianças durante o isolamento social são tema de artigo publicado na Revista CPC da USP.
Os autores analisaram o conteúdo das nove lives para crianças transmitidas entre março e junho de 2020. O objetivo foi compreender como museus, zoológicos e aquários paulistas dialogaram com seus públicos durante o isolamento social.
Os resultados indicam que os mediadores repetiram padrões de atividades realizadas presencialmente nesses espaços e basearam os processos comunicativos predominantemente na exposição de informações sobre os diferentes elementos da atividade.
Nas transmissões em exposições com animais vivos, os conteúdos mais abordados estavam relacionados ao comportamento, à alimentação e ao habitat das espécies apresentadas. Já as atividades transmitidas por museus abordaram conceitos científicos com mais frequência.
As mídias sociais tiveram um papel fundamental não só na divulgação e execução das atividades, mas também na ampliação do acesso do público ao lazer aliado a experiências educativas com temáticas de ciências durante o período de isolamento social.