A Feira de Ciências de São Paulo na imprensa brasileira (1960-1976)
Danilo Castro Magalhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha
CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, vol. 22 (Contínua), e168.
Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Angela Calabrese Barton
CULTURAL STUDIES OF SCIENCE EDUCATION, 2023.
Monica Macedo-Rouet; Guilherme Trópia; Washington Castilhos; Luisa Massarani; Vanessa Brasil; Carla Almeida
INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, PART B, 2023.
Geilson Fernandes de Oliveira; Luisa Massarani; Thaiane Oliveira; Graziele Scalfi; Marcelo Alves dos Santos Junior
COMUNICAR – REVISTA CIENTÍFICA DE COMUNICACIÓN Y EDUCACIÓN, 2023.
Charlene Carvalho Soares; Luisa Massarani; Marcelo Alves dos Santos Junior; Thaiane Oliveira; Lídia Raquel Herculano Maia; Geilson Fernandes de Oliveira
REVISTA LUMINA, v. 17, n. 1, 2023.
Pesquisa em desinformação e divulgação científica: uma revisão da literatura latino-americana
Kaique Mancoso; Amanda Paes; Thaiane de Oliveira; Luisa Massarani
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION – JCOM AMÉRICA LATINA, v. 6, 2023.
Luisa Massarani; Ana Claudia Nepote; Jessica Beck; Graziele Scalfi
INTERDISCIPLINARY JOURNAL OF ENVIRONMENTAL AND SCIENCE EDUCATION, vol. 18, no. 2, 2022, e2267.
When does credibility matter? The assessment of information sources in teenagers navigation regimes
Carla Almeida; Mônica Macedo-Rouet; Vanessa Brasil de Carvalho; Washington Castilhos; Marina Ramalho; Luís Amorim; Luisa Massarani
JOURNAL OF LIBRARIANSHIP AND INFORMATION SCIENCE, 17 de Janeiro de 2022.
Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Martha Marandino; Waneicy Gonçalves; Jessica Norberto Rocha
JOURNAL OF BIOLOGICAL EDUCATION, 16 de Fevereiro de 2022.
Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Alessandra Bizerra; Juliana Magalhães de Araújo
THE JOURNAL OF THE LEISURE STUDIES ASSOCIATION, 23 de Fevereiro de 2022.
Luisa Massarani; Julia Botelho Pereira; Graziele Scalfi; Antero Vinícius Portela Firmino Pinto; Juliana Magalhães de Araújo; Jessica Norberto Rocha
REVISTA ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v.24, n.1, 2022.
Patricia Castellanos-Pineda; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu; Marcela Alvaro; Jessica Norberto Rocha; Silvia Singer-Sochet; Emilio Sánchez
REVISTA ARTE, INDIVIDUO Y SOCIEDAD, v.34, n.2, 2022.
Ana Luiza Cerqueira das Neves; Bárbara de Almeida Perão; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani
REVISTA CPC, v.16, n.31, 2021.
Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves
CIÊNCIA & SAÚDE COLETIVA, 27(03), Março de 2022.
O papel das emoções na visita de adolescentes ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Luisa Massarani; Shawn Rowe; Graziele Scalfi; Waneicy Gonçalves; Carla Maria da Silva; Priscila Coelho; Jessica Norberto Rocha
CTS: REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD, vol.17, n. 49, Março de 2022.
Animais na Netflix: estudo das representações sociais e zoologia cultural
Tainá Boa Nova Ribeiro Silva; Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Medeiros Massarani
ANIMUS: REVISTA INTERAMERICANA DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA, vol. 21, n. 45, Março de 2022.
Olimpíadas científicas: análise dos projetos apoiados por editais do CNPq (2005-2015)
Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Mariana Vieira da Rocha
CBEF: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, vol. 39, n. 1, Abril de 2022.
What Do Families Visiting the Zoo Talk About? A Case Study in the Parque das Aves, Brazil
Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Marcelo Kei Sato; Juliana Magalhães de Araujo; Alessandra Bizerra
JOURNAL OF INTERPRETATION RESEARCH, 8 de Abril de 2022.
Museus de ciências e Covid-19: análise dos impactos da pandemia no Brasil
Alice Ribeiro; Luisa Massarani; Douglas Falcão
MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO – REVISTA ELETRÔNICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO – UNIRIO, vol.15, n.1, 2022.
Mediadores em museus de ciência: um estudo sobre profissionais que atuam no Brasil
Luisa Massarani; Marcela Alvaro; Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Waneicy da Silva Gonçalves
ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, vol. 7, n.1, 2022.
30 years of PUS: Reflections from Latin America on the academic field of science communication
Luisa Massarani
SAGE JOURNALS – PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, vol. 31, Issue 3, 2022.
Willian Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Carolina Chaves Peçanha
IENCI – INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, vol. 27, n.1, 2022.
Luisa Massarani; Rosicler Neves; Graziele Scalfi; Antero Vinícius Portela Firmino Pinto; Carla Almeida; Luis Amorim; Marina Ramalho; Luiz Bento; Monica Santos Dahmouche; Renata Fontanetto; Shawn Rowe
IJRES – INTERNATIONAL JOURNAL OF RESEARCH IN EDUCATION AND SCIENCE, vol.8, n.2, 2022.
The past, present and future of genomics and bioinformatics: A survey of Brazilian scientists
Mariana Rocha; Luisa Massarani; Sandro José de Souza; Ana Tereza R. de Vasconcelos
GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, vol. 45, Issue 2, 2022.
Percepções da teoria da evolução e seleção natural em comentários no Youtube
Higor Tomaz Teixeira de Castro; Ildeu de Castro Moreira; Luisa Massarani
INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, vol. 9, n. 3, 2022.
Mapeamento e importância de projetos para equidade de gênero na educação em STEM
Gabriela Reznik; Luisa Massarani
CP-CADERNOS DE PESQUISA, v.52, e09179, 2022.
Luisa Massarani; Alessandra Bizerra; Bruna Ibanes Aguiar; Graziele Scalfi; Yan Silveira; Rodolfo Zampieri Bezzon
AMAZÔNIA – REVISTA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, v.18, n.40, 2022.
A ciência em marcha: trajetória de Oswaldo Frota-Pessoa na divulgação científica
Gabriel Augusto Faria; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v.15, n.1, Junho de 2022.
Posicionar a divulgação científica em prol da equidade de gênero
Gabriela Reznik; Luisa Massarani
REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA, TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD, v.17, n.50, Junho de 2022.
A vacina em dois jornais brasileiros antes e durante a covid-19
Luiz Felipe Fernandes Neves; Luisa Massarani
REVISTA MATRIZes, v.16, n.2, 2022.
Luisa Massarani; Danilo Magalhães
REVISTA CIÊNCIA & CULTURA, 2022.
Emotion in Informal Learning as Mediated Action: Cultural, Interpersonal and Personal Lenses
Shawn Rowe; Luisa Massarani; Waneicy Gonçalves; Rafael Luz
IJSES – INTERNATIONAL JOURNAL OF STUDIES IN EDUCATION AND SCIENCE, v.4, n.1, 2023.
Luisa Massarani; Bruna Ibanes Aguiar; Juliana Magalhães de Araújo; Graziele Scalfi; Rafael Kauano; Alessandra Bizerra
WILEY – SCIENCE EDUCATION, 2022.
Negacionismo Científico: Un Análisis del Twitter de Jair Bolsonaro en Marzo y Noviembre de 2020
Amanda Paes; Vanessa Brasil; Luisa Massarani
REVISTA RAZÓN Y PALABRA, v.26, n.114, 2022.
Luisa Massarani; Carla M. da Silva; Luis Amorim; Dirlene M. S. Maria
ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, 94(4), 2022.
Acessibilidade e museus de ciências: visitação de jovens surdos a três museus do Rio de Janeiro
Marcelle Pita de Sousa do Carmo; Luisa Massarani
ENSAIO – PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (BELO HORIZONTE), v. 24, 2022.
Graziele Scalfi; Luisa Massarani; Waneicy Gonçalves; Martha Marandino
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 22, 2022.
Luiz Felipe Fernandes Neves; Luisa Massarani
JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 21, Issue 07, 2022.
Danilo Castro Magalhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha
REVISTA LES – LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 26, n.51, 2022.
Luisa Massarani; Marcela Vitor Alvaro; Alba Patricia Macías-Nestor; Elaine Reynoso-Haynes; María del Carmen Sánchez-Mora; Jessica Norberto Rocha; Willian Vieira de Abreu; Patricia Catellanos Pineda
REVISTA EM QUESTÃO, v. 29, 2022.
Eleonora de Magalhães Carvalho; Marcelo Alves dos Santos Junior; Luiz Felipe Fernandes Neves; Thaiane Moreira de Oliveira; Luisa Massarani; Marilia Sá Carvalho
CSP – CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 38, 2022.
Alice Ribeiro; Luisa Massarani; Douglas Falcão
REVISTA CIÊNCIAS & IDEIAS, v.13, n.3, 2022.
Adolescentes no Espacio Ciencia (Uruguai): um estudo sobre as experiências de aprendizagem
Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Jéssica Beck Carneiro; Fiorella Silveira; Martha Elena Cambre Hernández
REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS – EDUCAÇÃO, v.10, n.3, 2022.
Ciência e tecnologia: percepções de jovens da cidade do Rio de Janeiro
Ione Maria Mendes; Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi
REVISTA LUSÓFONA DE ESTUDOS CULTURAIS, v.9, n.2, 2022.
Danilo Magalhães; Luisa Massarani
REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO, v.490, 2022.
Júlia Botelho Pereira; Luisa Massarani
REVISTA CPC, v.17, n.34, 2022.
1920s: Rádio Sociedade (Society Radio), turning science into Brazilian homes
Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira
PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, v. 30(2), p. 229-234, 2021.
A ciência e o/a cientista nas séries: um estudo sobre a percepção de espectadores brasileiros
Priscila Coelho; Luisa Massarani; Jéssica Norberto Rocha; Willian Vieira de Abreu
REVISTA CIÊNCIA EM TELA, v. 13, 2021.
Luisa Massarani; Graziele Scalfi; Jéssica Norberto Rocha; Rafael Velloso Luz; Martha Marandino
REVISTA INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (IENCI) , v. 26, n.1, 2021.
Marcela Álvaro; Carolina Folino; Luisa Massarani; Catarina Chagas
SAUDE SOC. 30 (4) 2021.
Danilo Magalhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha
EDUCAÇÃO EM FOCO, 24(43), 5-31, 2021.
A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral
Carolina Folino; Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Catarina Chagas
CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 37, n.4, 2021.
Luís Amorim; Luisa Massarani; Thierry Baccino
JCOM – AMÉRICA LATINA 04 (01), A02.
A representação da ciência no Science Vlogs Brasil: uma análise de canais de divulgação científica
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE – SÃO BERNARDO DO CAMPO, v. 43, n.2, 2021.
A vacina em pauta: a produção de sentidos na cobertura da Folha de S. Paulo
Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz; Michelle Modesto; Antonio Marcos Pereira Brotas
REVISTA CONTRACAMPO, v. 40, n.1, 2021.
Acessibilidade em museus de ciência: a perspectiva de mediadores brasileiros
Jessica Norberto Rocha; Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu
INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, v. 9, n. 1, 2021.
Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves
FRONT. COMMUN. 6:643895. 30 de Abril de 2021.
Luisa Massarani; Ione Maria Mendes; Vanessa Fagundes; Carmelo Polino; Yurij Castelfranchi; Bertha Maakaroun
CIÊNCIA. SAÚDE COLETIVA, 26 (08), Agosto de 2021
Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Graziele Scalfi; Yan Gomes; Wailã De Souza Cruz; Leandro Lage Santos Guedes; Luiz Felipe Fernandes Neves
FRONT. EDUC. 6:669467. 14 de Maio de 2021.
Luisa Massarani; Marta Entradas; Luiz Felipe Fernandes Neves; Martin W. Bauer
SCIDEV.NET. Outubro 2021
Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz; Amanda Medeiros
LIINC EM REVISTA, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, e5689, maio 2021.
Luisa Massarani
INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, vol. 40 no. 1, jan./abr. 2021
Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência
Vanessa Oliveira Fagundes; Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Ione Maria Mendes; Vanessa Brasil de Carvalho; Maria Ataide Malcher; Fernanda Chocron Mirand; Suzana Cunha Lopes
BOL. MUS. PARA. EMÍLIO GOELDI. CIENC. HUM., Belém, v. 16, n. 1, e20200027, 2021
Narrativas de vacinação em tempos de fake: uma análise de conteúdo em redes sociais
Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal; Michelle Modesto
SAÚDE E SOCIEDADE 30 (2) 02 Jun 2021
Luisa Massarani; Luiz Felipe Fernandes Neves; Penélope Andreani Valadares
GALÁXIA v. 46 n. 46, 2021
Science in society: what young Brazilians think about S&T
Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Ione Mendes; Vanessa O. Fagundes; Ildeu Moreira
AN. ACAD. BRAS. CIÊNC. 93 (4), 2021
Fernando Alves da Silva Filho; Luisa Massarani; Erik Stengler
HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE – MANGUINHOS 28 (4), 2021
Uma análise dos artigos acadêmicos latino-americanos sobre divulgação científica e controvérsias
Marcela Alvaro; Luisa Massarani; Marina Ramalho e Silva; Penélope Andreani Valadares; Martha Marandino
JCOM – AMÉRICA LATINA 04 (02), A01.
Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Alanna Dahan Martins; Alba Patricia Macías-Nestor
ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA E CULTURA MATERIAL, 29, 1-34.
Vacinas contra a COVID-19 e o combate à desinformação na cobertura da Folha de S. Paulo
Luisa Massarani; Antonio Brotas; Márcia Cristina Rocha Costa; Luiz Felipe Fernandes Neves
REVISTA FRONTEIRAS – ESTUDOS MIDIÁTICOS 23(2):29-43 maio/agosto 2021
Priscila Campos dos Santos Coelho; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani
VISITOR STUDIES, 2021
Anderson Pereira Antunes; Ildeu de Castro Moreira; Luisa Massarani
REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO, v. 483, p. 103-134, 2020.
A pandemia de COVID-19 no YouTube: ciência, entretenimento e negacionismo
Luisa Massarani; Márcia Cristina Rocha Costa, Antonio Marcos Pereira Brotas
REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 19, n.35, 2020.
Acessibilidade em museus de ciência da América Latina
Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani; Willian Vieira de Abreu; Luiz Gustavo Barcellos Inacio; Aline Oliveira Molenzani
ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, v. 92, n.1, p. 2-16, 2020
Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
Vanessa Brasil; Luisa Massarani
Revista FAMECOS, v. 27, p. e34458, 2020
Adolescentes presentes: una experiencia en el Centro Cultural de la Ciencia en Argentina.
Alanna Dahan Martins; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Guadalupe Diaz Costanzo.
REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA), v. 15, p. 50-59, 2020
Ciência e Covid-19 no Brasil: a repercussão das decisões da OMS no Twitter
Júnia Ortiz; Antonio Brotas; Luisa Massarani
CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DE COMUNICACIÓN, 1(145), p. 49-66, 2020
Ciência na TV: percepções de adolescentes de três cidades brasileiras
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Yurij Castelfranchi; Licinia Maria Correa; Ana Carolina Corrieri; Maria Ataide Malcher; Jane Aparecida Marques; Suzana Cunha Lopes; Weverton Raiol
HISTÓRIA, CIÊNCIA, SAÚDE – MANGUINHOS v. 27, n. 4, p. 1187-1206, 2020
COVID-19 in Brazil: an analysis about the consumption of information on social networks
Luisa Massarani; Igor Waltz; Tatiane Leal
JCOM – JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION v. 19, n. 7, 2020
Medio Ambiente y Comunicación: una mirada de la producción científica en América Latina
Ana Claudia Nepote; Luisa Massarani; Mariana Rocha
RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 484-501, 2020
O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento
Luisa Massarani; Tatiane Leal; Igor Waltz
Cadernos de Saúde Pública, n.36, p. 2:e00148319, 2020
O olhar dos adolescentes em uma visita ao Museo Interactivo de Economía (MIDE), México
Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha; Lara Mucci Poenaru; Marina Bravo; Silvia Singer; Emilio Sanchez
REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 15, 2020
ENTRADAS, M. ; Bauer, Martin W ; OMUIRCHEARTAIGH, Colm ; OKAMURA, Asako ; MARCINKOWSKI, Frank ; PELLEGRINI, Giuseppe ; BESLEY, John ; MASSARANI, Luisa ; RUSSO, Pedro ; DUDO, Anthony ; SARACINO, Barbara ; SILVA, C. M.; KANO, Kei ; AMORIM, Luis ; BUCCHI, Massimiano ; SUERDEM, Ahmet ; OYAMA, Tatsuo ; YUH YUH LI,
PLoS One, v. 15, p. e0235191, 2020.
50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil
Danilo Castro Magralhães; Luisa Massarani; Jessica Norberto Rocha
Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, v. 8, p. 197-214, 2019.
A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: um estudo no Museu da Vida
Luisa Massarani; Gabriela Reznik; Jessica Norberto Rocha; Sigrid Falla; Shawn Rowe; Alanna Dahan Martins; Luís Henrique Amorim.
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2019.
A visão de divulgação científica de José Reis
Juliana Passos Alves; Luisa Massarani.
CIÊNCIA E CULTURA, 2019.
William Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha; Luisa Massarani
Journal of Science Communication América Latina, v. 02, p. A04, 2019.
Adolescents learning with exhibits and explainers: the case of Maloka
Luisa Massarani; Lara Mucci Poenaru; Jessica Norberto Rocha; Shawn Rowe; Sigrid Falla.
International Journal of Science Education, 2019.
Apoio a projetos de divulgação científica: Análise de edital realizado pela Fundação Oswaldo Cruz
Luisa Massarani; William Vieira de Abreu; Jessica Norberto Rocha;
RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 392-410, 2019
Graziele Scalfi; Amanda Cristina Teagno Lopes Marques; Cynthia Iszlaji; Barbara Milan; Jessica Norberto Rocha; Martha Marandino
ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, p. 386-410, 2019.
Children’s protagonism in a science exhibition: an exploratory study of an exhibition in Rio de Janeiro (Brazil)
Luisa Massarani; Catarina Chagas; Luana Rocha, Shawn Rowe; Renata Fontanetto
Research in Science Education, v. 43, p. 1-18, 2019.
Ciência, televisão e adolescentes: um estudo comparativo entre França e Brasil
Vanessa Brasil; Monica Macedo; Luisa Massarani
EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 45, p. e213888, 2019
Ciência em publicidades: uma análise das emissoras televisivas de maior audiência no Brasil
Vanessa Brasil; Luisa Massarani
CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DA COMUNICACIÓN, v. 140, p. 297-314, 2019.
Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico
Luisa Massarani; Yurij Castelfranchi; Anna Elisa Pedreira
CADERNOS PAGU, p. e195615, 2019
Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida
Vanessa Guimarães; Luisa Massarani; Rafael Velloso; Denyse Amorim.
Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, 2019.
Gender and science in animation: analysis of the Anima Mundi Festival films
Gabriela Reznik; Luisa Massarani;
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 18, p. A8, 2019
Greater dialogue with society is a matter of survival for Brazilian science
Luisa Massarani; Cristina Araripe
Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. 1-3, 2019.
How does the image of the scientist appear in short animation films?
Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira
HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 26, p. .753-777, 2019
Luisa Massarani; Maria Eugenia Fazio, Jessica Norberto Rocha
Ciência e Educação (UNESP), v. 25, p. 467-484, 2019
Brunah Schall; Victor Fernandes; Yurij Castelfranchi
RELIGIÃO & SOCIEDADE, v. 39, p. 197-220, 2019.
O eclipse solar de 1919, Einstein e a mídia brasileira
Ildeu de Castro Moreira
CIÊNCIA E CULTURA, v. 71, p. 32-38, 2019.
O eclipse solar de 1919 e as atividades comemorativas no Brasil
Ildeu de Castro Moreira
Gazeta de Física, v. 42, p. 32-35, 2019.
Percepción pública de la ciencia en Iberoamérica. Evidencias y desafíos de la agenda de corto plazo.
Carmelo Polino; Yurij Castelfranchi
REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 14, p. 113-134, 2019.
Practical Botanists and Zoologists: Contributions of Amazonian Natives to Natural History Expeditions (1846-1865)
Anderson Antunes; Luisa, Massarani; Ildeu Moreira de Castro
Historia Critica, v. 73, p. 137-160, 2019.
Public engagement in science: Mapping out and understanding the practice of science communication in Latin America
Ma. de Lourdes Patiño Barba; Jorge Padilla, Luisa Massarani.
ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, 2019.
Quantum of Light
Ildeu de Castro Moreira
Physics World, v. 32, p. 25-25, 2019.
Telling stories in science communication: case studies of scholar-practitioner collaboration
RIEDLINGER, Michell ; MASSARANI, Luisa ; JOURBERT, M. ; BARAM-TSABARI, Ayelet ; ENTRADAS, M. ; METCALFE, Jenni
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 18, p. N01, 2019.
‘A maior das dores’: a gestão do luto de mães no espaço público
Aline Ferreira de Faria; Kátia Lerner.
LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 2, p. 118-135, 2018.
A ciência na TV brasileira: reflexões sobre a programação de Globo e Record
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
ComCiência (UNICAMP), v. 197, p. 4, 2018.
A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana
Helenadja Santos Mota; Nelio Bizzo; Yzila Liziane Farias Maia de Araújo.
REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 488-500, 2018.
As Expedições Naturalistas e Cartográficas e as Práticas Científicas no Brasil do Século XVIII
Simone Santana R. Elias; Décio Ruivo Martins; Ildeu de Castro Moreira.
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 7, p. 15-36, 2018.
Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI
Roseline Beatriz Strieder; Graciella Watanabe.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 18, p. 819-849, 2018.
Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de ciências
Paulo Sérgio Garcia, Xavier Fazio, Debra Panizzon, Nelio Bizzo.
ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 1, p. 1-34, 2018.
Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira
Luisa Massarani; Mariana Rocha.
INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE), v. 41, p. 46-66, 2018.
Ciência e teatro como objeto de pesquisa
Carla Almeida; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Maíra Freire; Luís Amorim; Marina Ramalho.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 35-40, 2018.
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
Carla da Silva Almeida; Maíra Freire; Luiz Bento; Gabriela Jardim; Marina Ramalho; Monica Dahmouche.
Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 375-393, 2018.
Ciência em narrativas publicitárias: estratégias na TV aberta
Maria Ataide; Weverton Raiol.
COMUNICAÇÃO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 156-181, 2018.
Ciência escolar e ciência fora da escola: opiniões e interesses de jovens brasileiros
Graciela Oliveira; Nélio Bizzo.
Revista de Educação Pública, v. 28, p. 195-217, 2018.
Como caminha o financiamento à ciência no Brasil: o que nos espera em 2018?
Ildeu de Castro Moreira.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 4-5, 2018.
Dificuldades no ensino de evolução devido à influência da teleologia
Marcela D’Ambrosio; Nelio Bizzo; Fernando Santiago dos Santos.
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA, v. 13, p. 191-206, 2018.
Dimensões da democratização da ciência-tecnologia no âmbito da educação CTS
Suiane Ewerling da Rosa; Roseline Beatriz Strieder.
Revista Insignare Scientia, v. 1, p. 1-21, 2018.
Duas faces do mesmo Sistema? Um estudo dos sentidos do SUS no jornal Diário do Nordeste
Clarice Castro Cavalcanti; Kátia Lerner.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM SAÚDE, v. 20, p. 25-34, 2018.
Educação CTS e a não neutralidade da Ciência-Tecnologia: um olhar para práticas educativas centradas na questão energética
Suiane Ewerling da Rosa; Roseline Beatriz Strieder.
REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 11, p. 98-123, 2018.
Enseñanza y Divulgación de la Ciencia en la Integración Universidad-Escuela: una experiencia en Brasil
Cássio C. Laranjeiras; Sebastião I. C. Portela; Luiz A. Ribeiro.
REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 2201-1-2201-10, 2018.
Estado del arte de la divulgación de la ciencia en América Latina
Luisa Massarani.
JCOM America Latina, v. 1, p. 1-20, 2018.
Farmers prevailing perception profiles regarding GM crops: a classification proposal
Carla Almeida; Luisa Massarani.
PUBLIC UNDERSTANDING OF SCIENCE, v. 27, p. 952-966, 2018.
Ferramenta teórico-metodológica para o estudo dos processos de alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência: resultados e discussões
Martha Marandino; Jessica Norberto Rocha; Tania Maria Cerati; Graziele Scalfi; Denise de Oliveira; Marcia Fernandes Lourenço.
Journal of Science Communication América Latina, v. 01, p. 1-24, 2018.
Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil
Ildeu de Castro Moreira.
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, p. e4203-7, 2018.
Os sentidos de divulgação científica nas teses e dissertações brasileiras: mapeamento inicial
Natália Martins Flores, Maria Ivete Trevisan Fossá
InTexto, p. 232, 2018.
Percepções de alguns professores da educação básica sobre evolução biológica e cultura
Graciela da Silva Oliveira, Nelio Bizzo.
REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 27, p. 213-230, 2018.
Percepções dos cientistas brasileiros sobre a cobertura de ciência pela mídia e sua relação com os jornalistas: Um estudo qualitativo
Mariana Rocha; Luisa Massarani; Hans Peter Peters.
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE, 2018.
Reflexões sobre o uso de material para educação entre pares no Programa Saúde na Escola
Luciana Sepúlveda Koptcke; Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão; Fernando Gomes da Rocha; Izabela Caixeta; Carla Dalbosco.
Comunicação em Ciência da Saúde, v. 28, p. 178-187, 2018.
Rethinking Social Amplification of Risk: Social Media and Zika in Three Languages
Christopher D. Wirz; Michael A. Xenos; Dominique Brossard; Dietram Scheufele; Jennifer H. Chung; Luisa Massarani.
Risk Analysis, v. 38, p. 2599-2624, 2018.
SBPC 70 anos
Carlos Vogt; Ildeu de Castro Moreira; Vanderlan Bolzani.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 70, p. 26-27, 2018.
Science on YouTube: Legitimation Strategies of Brazilian Science YouTubers
Natália Martins Flores; Priscila Muniz de Medeiros.
REVUE FRANÇAISE DES SCIENCES DE L’INFORMATION ET DE LA COMMUNICATION, v. 15, p. 1-30, 2018.
Sobre ausências e silenciamentos: uma análise dos sentidos do Sistema Único de Saúde no Caderno Vida, do Diário do Nordeste
Clarice Castro Cavalcanti.; Kátia Lerner.
MÍDIA E COTIDIANO, v. 12, p. 152-172-172, 2018.
The multiples roles of exhibits learning impact assessment in a science centre
Paulo Henrique Nico Monteiro; Chantal Barriault, Nelio Bizzo.
Educere et Educare, v. 13, n. 30, 2018.
Visita estimulada e empoderamento: por um museu menos excludente
Sibele Cazelli; Douglas Falcão; Maria Esther Valente.
CADERNO VIRTUAL DE TURISMO (UFRJ), v. 18, p. 66-88, 2018.
“Minha história de superação”: sofrimento, testemunho e práticas terapêuticas em narrativas de câncer
Kátia Lerner; Paulo Vaz.
Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 153-163, 2017.
A análise de textos auxiliada pelo computador: um laboratório a céu aberto para as ciências sociais
Yuri Castelfranchi.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 1-11, 2017.
A biologia nos periódicos brasileiros: um olhar histórico
Marcelo Lima Loreto; Luisa Massarani; Ildeu Moreira.
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 10, p. 106-124, 2017.
A ciência e a era atômica nos textos de José Reis
Mariana Mello Burlamaqui; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.
REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 12, p. 91-108, 2017.
A ciência na TV aberta: uma exploração da programação de emissoras de Belém-PA
Maria Ataide Malcher; Weverton Raiol; Suzana Cunha Lopes; Jane Aparecida Marques; Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 20, p. 1-20, 2017.
A cobertura de ciência em telejornais do Brasil e da Colômbia: um estudo comparativo das construções midiáticas
Marina Ramalho; Tania Arboleda; Daniel Hermelin; Gabriela Reznik; Luisa Massarani.
História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 24, p. 223-242, 2017.
A historical kaleidoscope of Public Communication of Science and Technology
Luisa Massarani; Ildeu Moreira; Bruce Lewenstein.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 3, p. 1, 2017.
Acessibilidade nos Museus e Centros de Ciências da cidade de São Paulo
Aline Oliveira Molenzani; Jéssica Norberto Rocha.
Revista do Edicc, v. 3, p. 3-14, 2017.
Ciência e TV: estudo sobre a programação da Rede Record
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Maria Ataide Malcher.
ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 07, 2017.
Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista?
Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Maria Ataide Malcher; Marina Ramalho; Luís Amorim; Juri Castelfranchi.
ESTUDOS FEMINISTAS, v. 25, p. 829-855, 2017.
CONSUMO INFORMATIVO SOBRE CIENCIA Y TECNOLOGÍA. VALIDEZ Y RELEVANCIA DEL ÍNDICE ICIC PARA LA MEDICIÓN DE LA PERCEPCIÓN PÚBLICA
Carmelo Polino; Juri Castelfranchi.
El Estado de la Ciência, v. 1, p. 65-78, 2017.
Creative Research Communication ― Theory and Practice
Luisa Massarani.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 01, 2017.
Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros
Roseline Beatriz Strieder; Maria Regina Dubeux Kawamura.
ALEXANDRIA (UFSC), v. 10, p. 27-56, 2017.
Estratégias de visibilidade de condomínios de blogs de ciência
Natália Martins Flores; Maria Ivete Fossá.
ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 16, p. 95-113, 2017.
Evolução Humana e Religião: Opiniões de Jovens Brasileiros e Italianos
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo; Giuseppe Pellegrini.
REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 17, p. 135-156, 2017.
Homens e mulheres cientistas: questões de gênero nas duas principais emissoras televisivas do Brasil
Vanessa Brasil de Carvalho; Luisa Massarani.
Intercom (São Paulo. Impresso), v. 40, p. 213-232, 2017.
José Reis e a ciência brasileira: escritos nos jornais do Grupo Folha (1947-1963)
Mariana Mello Burlamaqui; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira.
COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE, v. 39, p. 185-208, 2017.
Las escalas local y global en el ámbito de la educación CTS de Brasil y España
Roseline Beatriz Strieder; Beatriz Bravo Torija; Maria José Gil Quílez.
Enseñanza de las Ciências, v. extra, p. 4831-4837, 2017.
Mobile science museums and centres and their history in the public communication of science
Jéssica Norberto Rocha; Martha Marandino.
JOURNAL OF SCIENCE COMMUNICATION, v. 16, p. 2-24, 2017.
Museus e centros de ciências ameaçados no país
Jéssica Norberto Rocha.
CIÊNCIA E CULTURA, v. 69, p. 14-15, 2017.
Museus e Centros de Ciências itinerantes: possibilidades e desafios da divulgação científica
Jéssica Norberto Rocha; Martha Marandino.
Revista do Edicc, v. 3, p. 49-58, 2017.
O “pão que o diabo amassou” é a melhor dieta: internautas e telespectadores de programa de TV compartilham relatos de humilhação, sofrimento e superação na conquista de emagrecimento e autoestima
Tania Regina Neves da Silva; Kátia Lerner.
REVISTA CONTRACAMPO, v. 36, p. 99-118, 2017.
O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC
Paulo Sérgio Garcia; Nélio Bizzo.
Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 337-362, 2017.
Origem e evolução humana na concepção de jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo.
Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 22, p. 45-55, 2017.
Os cientistas e os meios de comunicação de massa: um estudo de caso no Instituto Oswaldo Cruz
Bárbara Ávila Maia; Luisa Massarani.
RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 11, p. 2, 2017.
Práticas reflexivas em blogs escritos por cientistas
Natália Martins Flores.
MATRIZES (ONLINE), v. 11, p. 197-219, 2017.
Quero ser cientista? Aspirações profissionais de jovens brasileiros
Graciela Silva Oliveira; Nélio Bizzo.
REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 8, p. 46-62, 2017.
Sentidos de saúde, cuidado e risco para adolescentes residentes na favela da Maré, no Rio de Janeiro, Brasil
Márcia Rodrigues Lisboa; Kátia Lerner.
Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 893-906, 2017.
Seres vivos ou elementos não-vivos? Concepções de alunos do Ensino Fundamental, antes e após intervenção didática
Celso Nobuo Kawano Junior; Ana Maria Santos Gouw; Nélio Bizzo.
CIÊNCIA EM TELA, v. 10(2), p. 1-15, 2017.
Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores
Paulo Sérgio Garcia; Nélio Bizzo.
REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 40, p. 83-96, 2017.